Mais uma vez acontecerá uma edição do Enem, para esse ano de 2017 são mais de 7,6 milhões de inscritos. Participar do Enem gera grande interesse e expectativa, pois através deste é possível ser inserido em diferentes modalidades de ensino e programas. As provas são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação (MEC). Tudo é gerido pelo Ministério da Educação do Governo Federal. Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o Enem 2017.

Enem 2017, Saiba Tudo Sobre Datas de Provas e Resultados

Enem 2017, Saiba Tudo Sobre Datas de Provas e Resultados

Para Que Fazer o Enem 2017?

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para ensino superior do país, a partir deste é possível conseguir ingressar em uma faculdade pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), onde o participante através da sua nota poderá concorrer a uma vaga de curso em qualquer faculdade pública do país, sem custas ao aprovado. É com certeza a opção mais desejada por ser totalmente gratuito.

Caso o participante não consiga vaga pelo SISU poderá tentar pelo PROUNI (Programa Universidade Para Todos), que são vagas oferecidas em universidades particulares, de bolsas integrais 100% ou parciais 50%. O requisito inicial é ter obtido nas provas nota igual ou superior a 450 pontos e superior a zero na redação. No caso da bolsa parcial o Governo Federal paga a metade e a outra fica à cargo do aprovado.

Enem 2017, Saiba Tudo Sobre Datas de Provas e Resultados

Enem 2017, Saiba Tudo Sobre Datas de Provas e Resultados

Através das provas pode-se conseguir também acesso ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), onde cursos técnicos são oferecidos para quem está cursando ou já possui ensino médio. O objetivo principal é profissionalizar o público alvo, permitindo assim a geração de empregos. O programa é mantido por parcerias no âmbito federal, estadual, distrital e municipal.

Outra opção para ingressar em uma universidade é o FIES (Financiamento Estudantil), onde o Governo Federal financia o curso para quem não tem condições financeiras de pagar. O objetivo é contemplar a população de baixa renda. Os requisito inicial é ter atingido no mínimo 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Após a conclusão do curso o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar.

Outras Vantagens em Fazer o Enem

Você poderá participar do Enem 2017 também com o intuito de inserção em instituições portuguesas, autoavaliação, inserção no mercado de trabalho, para contribuir com estudos de indicadores e até mesmo para aperfeiçoamento do ensino.

Diante de todas as informações pode-se perceber o quanto é importante participar do processo seletivo, pois o Enem possibilita a realização de crescimento pessoal e profissional.

Provas e Cronograma

Aplicação das provas dessa edição de 2017 será em dois domingos, nos dias 5 e 11 de novembro. É importante chegar com antecedência ao local de provas e saber que serão realizadas no horário oficial de Brasília. Acompanhe o cronograma:

  • 12:00 hs abertura dos portões.
  • 13:00hs fechamento dos portões.
  • 13:00 hs às 13:30 hs procedimentos de segurança em sala de prova.
  • 13:30 hs início das provas.
  • 19:00 hs término das provas em 05/11.
  • 18:00hs término das provas em 12/11.
Enem 2017, Saiba Tudo Sobre Datas de Provas e Resultados

Enem 2017, Saiba Tudo Sobre Datas de Provas e Resultados

Resultados

Após a realização das provas será possível o acesso ao caderno de questões de todas as cores de provas e também do gabarito, mas somente por três dias depois do último domingo de realização. Para tanto basta acessar o endereço do site: enem.inep.gov.br ou baixe o aplicativo no seu celular.
O resultado oficial será divulgado por área de conhecimento em 19 de janeiro de 2018 na página do INEP (página do participante): enem.inep.gov.br/participante. Diante de todas as informações já supracitadas, não perca tempo, continue estudando, pois a data das provas já se aproxima. Veja também: Vantagem de Participar do Enem.