O capacete de segurança é um acessório indispensável para uso do motociclista. A utilização do mesmo é exclusivamente individual e específica para cada pessoa. Seu objetivo principal é proteger a cabeça evitando pancadas, traumatismos, perfurações, arranhões, entre outras lesões. O que muita gente não sabe é que existem vários tamanhos de capacetes, pois nem todo cidadão tem a mesma circunferência craniana. Acompanhe o post para saber o tamanho ideal do seu capacete.

O capacete é um equipamento de proteção de uso obrigatório, tanto para o condutor, quanto para o passageiro. O uso do mesmo é previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O não uso deste equipamento pode gerar a cobrança de multas por parte da autoridade de trânsito. Tal infração é classificada como gravíssima e além da multa pode ser descontado 7 pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor ou ainda a suspensão do direito de dirigir.

Como Saber o Tamanho Ideal do Seu Capacete

Como Saber o Tamanho Ideal do Seu Capacete

O uso do capacete é realmente de extrema importância e necessidade, e tem contribuído para evitar lesões graves e salvar inúmeras vidas. Veja abaixo alguns benefícios que o uso do acessório pode proporcionar:

• Protege a cabeça de traumatismos, lesões decorrentes de impactos ou perfurações.
• Através da viseira protege os olhos de impactos de chuva, poeira, sujeitas, insetos ou qualquer outro detrito.
• Reduz o número de acidentes graves de forma considerável, evitando em muitos casos que o condutor fique incapacitado permanentemente.
• Reduz efetivamente os riscos de mortes, segundo dados dos órgãos de trânsito essa redução chega a mais de 40%.
• Passa segurança para condutor e passageiro, demonstrando também para as demais pessoas o respeito às leis de trânsito.

Como Saber o Tamanho Ideal do Seu Capacete

Para saber o tamanho correto do seu capacete é só medir a circunferência da cabeça: com uma fita métrica circule seu crânio na altura da testa e confira o resultado. Existem alguns números de capacetes que dependendo da marca podem ir do 50 até o 66. Pronto, agora que você já sabe seu número, escolha um capacete do seu gosto e pilote com segurança.

Como Saber o Tamanho Ideal do Seu Capacete

Como Saber o Tamanho Ideal do Seu Capacete

É importante ressaltar que o acessório deve estar bem ajustado à cabeça, pois do contrário, em uma situação de queda o mesmo pode vir a cair antes mesmo que o condutor toque o solo. Tão importante quanto o ajuste do capacete é também a cinta jugular, esta deve está completamente presa, pois a cinta é que permite a fixação correta do capacete. Lembre-se: o capacete é um item de segurança, e não de estética.