O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra nos rins, é a formação de cristais sólidos, ocasionados pela presença de algumas substâncias secretadas pela urina, como o cálcio, ácido úrico e oxalato, e que se fazem presentes nos rins em grandes quantidades, essas substâncias depositadas nos rins se solidificam, dando início à formação da pedra. O problema acontece mais em homens do que em mulheres, e se caracteriza por dor intensa no local.

Tipos de Cálculos

Existem alguns tipos de cálculos renais, os cálculos de cálcio são o mais comum, o cálcio combinado com outras substâncias como o fosfato ou carbonato pode formar a pedra; os cálculos de cistina aparecem em pessoas que têm uma doença renal hereditária, chamada de cistinúria; os cálculos de estruvita podem crescer muito e bloquear o rim, bexiga ou ureter, acometem principalmente mulheres com infecção urinária; os cálculos de ácido úrico ocorrem a partir da perda de líquido em excesso, e que não são repostos com a hidratação.

O Que é Cálculo Renal, Como Tratar

O Que é Cálculo Renal, Como Tratar

Cálculo Renal, Sintomas

Os sintomas do cálculo renal se caracterizam por ocasionar dor intensa em um dos lados das costas, se espalhando para o abdômen e virilha, essas dores às vezes vêm e vão, oscilando de intensidade, podem ser sentidas também ao urinar, em muitos casos a urina pode vir acompanhada de sangue, com cheiro forte ou cor escura, pode vir acompanhada também de náuseas e vômitos, necessidade insistente de urinar, febre e calafrios se infeccionado.

O Que é Cálculo Renal, Como Tratar

Cálculo Renal, Dor Forte e Intensa No Local

Como Tratar

O tratamento mais indicado para quem tem problemas de cálculo renal, ou mesmo para evitar o surgimento, é a ingestão de muitos líquidos. Beber de dois a três litros de água por dia ajuda a eliminar os cálculos via urina. Tomar suco de melancia várias vezes ao dia pode ser uma ótima opção. Caso a dor esteja aparecendo o uso de analgésicos também é indicado. Esses procedimentos deverão ser feitos quando as pedras estão pequenas e não apresentam muitos sintomas.

No entanto, caso as pedras estejam crescidas e os sintomas sejam mais intensos, outros procedimentos mais agressivos deverão ser tomados, tais como: Litotripsia extracorpórea, que são fortes vibrações para quebrar as pedras e propiciar a expulsão; Traqueostomia percutânea, consiste num pequeno corte nas costas para a retirada de pedras maiores; Ureteroscopia, é a inserção de um tubo por meio da uretra para retirar as pedras existentes; Cirurgia de glândulas paratireoides, uma mudança na glândula paratireoide, provoca o aumento de cálcio no organismo, podendo originar pedras nos rins. Uma cirurgia nessa região pode controlar a produção do hormônio.

O Que é Cálculo Renal, Como Tratar

Cálculo Renal, O Melhor é Beber Bastante Líquido

Para evitar o aparecimento dos cálculos procure seguir uma dieta equilibrada. Evite consumir alimentos ricos em oxalato como espinafre, batata doce, chocolate e nozes. Diminua a quantidade de proteínas e sal em suas refeições. O cálcio é muito importante para nossa alimentação, porém tome cuidado com os suplementos. E o melhor, tome sempre bastante líquido, mantenha-se constantemente hidratado.