Como Saber Se Sua Peça é de Ouro Verdadeiro ou Falso. O ouro é um elemento químico metálico nobre resistente à oxidação, de cor amarelada e brilhante. O metal pode ser encontrado na água ou na crosta terrestre, porém em quantidades mínimas, o que o torna um metal raro e de preço altíssimo. É um excelente condutor de eletricidade e calor, porém é descartado para esse fim, devido ao seu grande valor econômico.

O metal é bastante usado na fabricação de joias como anéis, alianças, pulseiras, colares, relógios, brincos, ou ainda na confecção de medalhas, moedas, circuitos eletrônicos e muitas outras aplicações. Como percebemos o ouro é um metal de ostentação, e a preocupação de muitas pessoas é saber se é verdadeiro. Existem técnicas para constatar se sua peça é verdadeira, acompanhe o artigo e descubra se sua peça é de ouro.

http://newsideias.com.br/2015/02/13/como-saber-se-o-ouro-e-verdadeiro-ou-falso/

Ouro à ser trabalhado

 

Como Saber Se Sua Peça é de Ouro Verdadeiro ou Falso

 Testes Para Avaliar Sua Peça

Contato Visual com a peça. A primeira ação a ser tomada é observar a peça visualmente, olhando os sinais particulares gravados no metal (10K, 14K, 18K, 22K e 24K ou 1-999). Esse teste não é totalmente confiável, pois o ouro falso pode aparecer de forma idêntica. Faça outros testes.

Teste com imã. Posicione um imã próximo do metal, caso ele seja atraído será considerado falso, pois o ouro não é um material magnético, porém esse teste não é totalmente confiável. Materiais não magnéticos são utilizados para falsificar objetos.

Teste com prato de cerâmica. Você pode fazer o teste utilizando um prato de cerâmica, esfregue sua peça na superfície do prato, caso apareça uns riscos pretos o ouro será falso, se aparecer riscos dourados indica que o ouro é verdadeiro.

http://newsideias.com.br/2015/02/13/como-saber-se-o-ouro-e-verdadeiro-ou-falso/

Ouro Na Confecção de Joias

Utilizando um pano de limpeza. Esfregue o ouro com um pano de limpeza (tipo flanela), caso a peça seja falsa, a cor dourada começará a desaparecer.

Teste com líquido de limpeza de prata. Coloque o ouro em uma diluição de limpeza de prata, deixe passar um dia, caso o ouro não seja totalmente puro ele irá oxidar. A peça verdadeira não sofrerá qualquer reação.

 Testes Para Avaliar Sua Peça

Teste da vasilha com água. Coloque sua peça dentro de uma vasilha com água, se ela afundar poderá ser de ouro, pois o metal é considerado pesado. Caso não afunde poderá ser banhada ou folheada a ouro, ou mesmo falsificada.

http://newsideias.com.br/2015/02/13/como-saber-se-o-ouro-e-verdadeiro-ou-falso/

Peças Nobres

Teste de resistência da peça. Esfregue sua joia em um local áspero (uma parede, por exemplo), se for de ouro não sofrerá dano algum. O ouro é muito resistente.

Comparando com outras peças. Compare com outra peça que você sabe que é de ouro, observe os traços e particularidades, ou deixe cair no chão a peça que você já sabe que é de ouro, observe o som e faça o mesmo com a outra, comparando-as. É importante que a outra seja do mesmo tamanho.

Teste com ácido nítrico. Pingue uma gota do ácido sobre a peça, se aparecer uma cor verde indica que pode ser um metal folheado a ouro, ou até mesmo falsificado, se ficar com um aspecto leitoso, a joia poderá ser de prata folheada a ouro. Se o ouro for verdadeiro não haverá reação alguma.

http://newsideias.com.br/2015/02/13/como-saber-se-o-ouro-e-verdadeiro-ou-falso/

Metal Valioso

Outros métodos para testes. Estes testes podem ajudar você saber se sua peça é verdadeira ou falsa, porém não são totalmente garantidos. Caso fique ainda alguma dúvida leve a sua peça a um especialista da área e de confiança.

Existem hoje no mercado equipamentos eletrônicos que podem analisar tal metal avaliando a qualidade, inclusive poderá precisar também os quilates.