Glaucoma é uma doença relacionada aos olhos, que aumenta a pressão ocular, causando sérias lesões no nervo óptico. Sendo este o nervo responsável por carregar as informações visuais recebidas pelos olhos até o cérebro. Com essas lesões a visão ficará comprometida e caso não seja tratado de forma correta poderá levar à cegueira.

Tipos de Glaucoma

• Glaucoma de ângulo aberto. É o mais comum e representa a maioria dos casos, incide geralmente nas pessoas acima de 40 anos, e pode não ocorrer sintomas, ele é causado quando há um bloqueio do humor aquoso, devido a uma alteração na região do ângulo da Câmara anterior, com isso a pressão intraocular aumenta.

• Glaucoma de ângulo fechado. Aumento agudo, repentino, doloroso e grave da pressão intraocular, esses casos são emergenciais e necessitam de tratamentos específicos, que inclui iridotomia a laser.

O Que é Glaucoma, Como Tratar

Glaucoma, Aumento de Pressão Ocular

• Glaucoma congênito. É quando a criança já nasce com o problema, e herda da mão durante a gravidez, uma doença muito rara, porém quando descoberta deve ser tratada rapidamente, através de medicamentos ou até mesmo cirurgias.

• Glaucoma secundário. Decorrente de doenças como diabetes, uveítes, cataratas, ou pelo uso de medicamentos como corticosteroides ou traumas e lesões oculares.

Como Tratar

O tratamento deve ser feito com objetivo de baixar a pressão ocular, para tanto existe tratamento específico para cada tipo. No caso do glaucoma de ângulo aberto o tratamento deve ser feito com colírios, ou até mesmo com pílulas que agem na diminuição da pressão ocular, esses procedimentos têm atingidos bons resultados.

No caso da doença de ângulo fechado o tratamento tem que ser realizado imediatamente, por se tratar de emergência. Tal problema pode levar a cegueira em apenas alguns dias caso não seja tratado, medicamento intravenoso, colírios e pílulas podem ser utilizados, nos casos mais graves utiliza-se um laser para abrir um novo canal na íris e aliviar a pressão. Esse procedimento é chamado de iridotomia.

O Que é Glaucoma, Como Tratar

Glaucoma, Visão Prejudicada Devido ao Glaucoma

Já o congênito é tratado com cirurgia para desobstruir as câmaras do ângulo. A descoberta da doença e o tratamento precoces, são considerados importantes para um bom resultado dos procedimentos.

No caso de secundário, o tratamento depende da causa. Quando é uma inflamação, por exemplo, pode-se usar corticosteroides para diminuir, ou outros remédios para deixar a pupila aberta. Em alguns casos deve-se recorrer à cirurgia.

Consulte regularmente um oftalmologista, pois um diagnóstico e tratamento no começo da doença são considerados relevantes para um bom resultado no tratamento.