A laranja é uma fruta cítrica que possui grande quantidade de vitamina C. Se caracteriza por seu sabor doce e cheiro inconfundível, essa fruta é consumida em todo mundo, não só pela agradável degustação, mas também pelos inúmeros benefícios que a mesma pode proporcionar para aqueles que a consomem. A laranja ainda é utilizada em sucos, bolos, doces, saladas, geleias, sorvetes, tortas, marmeladas, chás e muito mais. Vejamos adiante as inúmeras vantagens e os benefícios da laranja.

A laranja na maioria das vezes é consumida fresca, e é bastante conhecida por ser rica em vitamina C e fibras, além desses, a fruta contém vitamina A, vitamina B, vitamina E, e alguns minerais como ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês. A fruta ainda é rica em açúcares e carboidratos, que fornecem energia para o organismo.

laranja 1

Os Benefícios da Laranja

Veja os Benefícios da Laranja

• Ajuda na digestão, pois é rica em fibras, contribuindo para o trânsito intestinal adequado. Pode aliviar os sintomas da azia e o inchaço estomacal.

• Controla a pressão alta, pois é uma fruta rica em sais minerais, como o potássio.

• Previne doenças do coração, por conter folatos e antioxidantes que reduzem o colesterol e ajuda a evitar o endurecimento das artérias. Previne assim, doenças cardíacas e até mesmo derrames.

Os Benefícios da Laranja

Os Benefícios da Laranja

• Previne o câncer, pois contém D-limoneno, que reduz o metabolismo das células cancerígenas no corpo.

• Bom para a pele. Os antioxidantes presentes na fruta ajudam no combate aos radicais livres que causam câncer de pele, manchas, rugas e sinais de envelhecimento precoce.

• Aumenta a imunidade, pois a vitamina C mantém afastado doenças causadas por micro-organismos, aumentando a imunidade. A fruta ainda contém propriedades anti-inflamatórias.

Os Benefícios da Laranja

Os Benefícios da Laranja

• Protege os olhos, a vitamina A e beta-caroteno ajudam a prevenir xeroftalmia, que é a secagem da córnea.

• Para os dentes, a pasta feita a partir da casca da laranja é uma opção natural para a limpeza dos dentes. Assim os dentes poderão ficar polidos.

• Para os ossos, a grande quantidade de cálcio presente na laranja pode garantir ossos mais fortes, e combater a osteoporose.

Os Benefícios da Laranja

Os Benefícios da Laranja

Veja os Benefícios da Laranja

• Evita mau hálito, o sabor doce e cheiro característico proporcionam frescor na boca e hálito agradável.

• Ajuda a combater a gripe. A vitamina C da fruta proporciona um efeito tranquilizante, eleva a imunidade, permitindo uma recuperação mais rápida.

• Previne doenças renais, consumir suco de laranja regularmente reduz o aparecimento de cálculos renais e outras doenças nos rins.

Para poder desfrutar de todos esses benefícios inclua a laranja na sua alimentação, para tanto basta consumir uma laranja ao dia. A laranja também poderá ser usada na preparação de pratos culinários. É importante saber que no caso de receitas não terão o mesmo valor nutricional, pois a vitamina C, por exemplo, vai se perder quando a laranja for aquecida.