Como Tirar Manchas Das Roupas. Quem nunca se deparou com uma mancha na roupa? De repente bata aquele desespero, com uma sensação de ter estragado a peça preferida por um simples descuido. Calma, nem tudo está perdido, existem alguns truques caseiros para retirar a mancha de forma rápida, segura e eficaz, pois a maioria das roupas são danificadas na hora da limpeza.

É preciso estar atento e lavar o local afetado o mais rápido possível, pois quanto maior for o tempo de demora, maior será o esforço para retira-la, e consequentemente o desgaste da mesma. Cada tipo de mancha exige um cuidado especial, porém com o uso de técnicas que veremos logo abaixo, fica fácil remover qualquer tipo de mancha.

Como Tirar Manchas Das Roupas

Como Tirar Manchas Das Roupas

Como Tirar Manchas Das Roupas

1. Graxa. Misture bicarbonato de sódio e vinagre, e aplique sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e lave a peça normalmente.
2. Gordura. Aplique farinha ou talco sobre a mancha. Deixe que o produto absorva toda a oleosidade por alguns minutos, em seguida é só retirar a farinha e a mancha já não mais existirá.
3. Ferrugem. Esfregue o local da mancha com sal e limão, coloque a peça para secar ao sol, depois lave a roupa com bastante sabão. Esta dica porém, não se aplica em tecidos muito delicados.
4. Suor. Coloque a peça em água quente aplicando vinagre na região, ou se preferir use bicarbonato de sódio sobre a mancha. Deixe agir por 30 minutos, em seguida lave normalmente.

Como Tirar Manchas Das Roupas

Como Tirar Manchas Das Roupas

5. Caneta. Coloque a roupa de molho em uma mistura de leite e vinagre por algumas horas. Em se tratando de roupa branca, pode-se esfregar a mancha com álcool.
6. Mofo. A melhor opção é aplicar bicarbonato de sódio e vinagre, ou utilizar uma mistura de água morna e vinagre, lavando a peça normalmente em seguida.

Como Tirar Manchas Das Roupas

7. Sangue. Se a mancha estiver recente, lave a roupa com água quente, caso contrário, utilize bicarbonato de sódio e vinagre. Depois que a mancha for retirada esfregue a peça com sabão neutro.
8. Maquiagem. Manchas de batom, pó ou corretivo deve se utilizar sabão neutro, esfregando a região manchada e deixando a peça de molho. É recomendado também esfregar álcool sobre a mancha de batom antes da lavagem.

Como Tirar Manchas Das Roupas

Como Tirar Manchas Das Roupas

9. Café. Esfregue vinagre sobre a mancha, tomando cuidado para não permitir que a mesma se espalhe, para tal coloque outro pano por baixo para sugar, deixe de molho, depois é só lavar a peça.
10. Vinho. Aplique uma mistura de suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio na peça prejudicada. Deixe de molho, esfregando em seguida, e por fim lave em água corrente. É preferível que as cores brancas e claras sejam colocadas no sol, e as de cores mais escuras à sombra para evitar manchas.
11. Chiclete. Retire o excesso com o lado sem corte de uma faca. Logo após coloque gelo sobre o chiclete, que irá endurecer e soltar-se com facilidade.
Espero que essas dicas tenham sido de utilidades para resolver os seus problemas com manchas, afinal podem salvar suas roupas prediletas.